Portaria N° 151(14.10.2009)
Qui, 22 de Março de 2012 12:34
Informamos aos responsáveis pelo envio das amostras para realização de testes de HIV, Teste Sorológico, que observem o cumprimento da Portaria N° 151(14.10.2009) do Ministério da Saúde, no seu artigo Art. 1º “Aprovar, na forma dos Anexos a esta Portaria, etapas sequenciadas e o Fluxograma Mínimo para o Diagnóstico Laboratorial da Infecção pelo HIV em indivíduos com idade acima de 18 (dezoito) meses, de uso obrigatório pelas instituições de saúde públicas e privadas.
Poderão ocorrer resultados não detectáveis por conta do limite abaixo de detecção sendo utilizado outra metodologias.
Segundo o MS: “A detecção de anticorpos anti-HIV, em crianças com idade inferior a 18 meses de vida, não caracteriza infecção, devido à transferência dos anticorpos maternos anti-HIV pela placenta, sendo necessária a realização de outros testes complementares para a confirmação do diagnóstico”(MS. Port. 151)
Pedimos que sejam enviadas somente amostras dos pacientes maiores de 18 meses.
Última atualização em Qui, 22 de Março de 2012 12:37
|
Exames de Colinesterase em Agente de Controle de Endemias
Qua, 07 de Dezembro de 2011 12:05
A SESAPI, através da Coordenação de vigilância em saúde ambiental e LACEN darão inicio a partir de Janeiro de 2012, da retomada e de forma REGULAR (quatrimestral) para a realização de EXAME DE COLINESTERASE nos agentes de controle de endemias que manuseiam produtos com organofosforado, tanto do quadro do Ministério, como do quadro do município, nos termos da Nota Técnica nº 165/2008.
Oficio Circular 32/2011 para maiores esclarecimentos.
Última atualização em Qua, 07 de Dezembro de 2011 12:12
Programa Vigiágua/Siságua: Recebimento de Amostras
Qui, 13 de Outubro de 2011 09:29
Buscando um melhor atendimento às Secretarias Municipais de Saúde no que se refere ao cumprimento das metas do programa Vigiágua/Siságua e levando em consideração nossa capacidade analítica, vimos solicitar que o envio das amostras de água para análise dos municípios sejam entregues até a QUINTA-FEIRA dentro do período destinado a seu município. Só atenderemos na SEXTA-FEIRA casos isolados de surto ou epidemias notificados no município. Em casos extraordinários quando o cronograma não puder ser obedecido, que seja enviada uma justificativa junto com as amostras, caso contrário poderá haver uma impossibilidade de recebimento das amostras enviadas. Certos da colaboração e comprimento de V.Sa., nossos antecipados agradecimentos.
Última atualização em Qui, 13 de Outubro de 2011 10:13
|
Amostras ambientais também serão cadastradas no GAL
Qua, 16 de Novembro de 2011 13:24
A partir da versão 2.4.0, os usuários do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL) – sistema utilizado por profissionais do Lacen-PI e demais Unidades de todo o Estado – contarão com mais uma ferramenta: a de cadastro de amostras ambientais, ou seja, de amostras de água, ar e solo, ligadas ao monitoramento da rede abastecimento público de água, à melhoria da qualidade do ar e o controle de utilização do solo. Atualmente, o sistema permite gerenciar a rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação até a emissão de laudos somente para amostras de biologia médica humana como sangue, liquor, dentre outras. Com a mudança, além de atender aos requisitos próprios para cadastro de amostras, o Lacen-PI espera otimizar os procedimentos de recepção, análise, emissão e encaminhamento de laudos também para amostras ambientais. “O Sistema funciona em ambiente Web, permitindo o cadastro prévio da amostra pela Vigilância Ambiental e liberação de laudos diretamente via internet para o solicitante, agilizando a resposta laboratorial e, consequemente, a ação de vigilância à saúde”. Atenção usuário A partir da versão 2.4.0, ao acessar a tela de login do GAL, o usuário encontrará abaixo dos já conhecidos campos “Usuário” e “Senha”, o novo campo “Módulo”, no qual terá que selecionar uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”, conforme o que lhe foi liberado no ato de sua capacitação, conforme figura abaixo:
Última atualização em Qui, 17 de Novembro de 2011 08:52
Leia mais...
Piauí passa a diagnosticar casos de H1N1 com novo laboratório
Ter, 11 de Outubro de 2011 10:38
O estado do Piauí passa, a partir desta segunda-feira (10), a realizar exames que possibilitam o diagnóstico do vírus H1N1, causador da Gripe A. As amostras, que antes eram enviadas para São Paulo, passam a ser analisadas no Lacen, através do laboratório de H1N1, inaugurado hoje pelo governador Wilson Martins e a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins. Antes, os exames colhidos no Piauí eram feitos no Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista. O resultado demorava até dois meses para chegar ao estado. “Em 2010, tínhamos dificuldades até no armazenamento das amostras, que exigiam gelo seco. Tínhamos que comprar esse gelo no vizinho estado do Ceará. A demora na entrega do resultado demorava até dois meses”, disse a diretora do Lacen, Symonara Faustino.
Leia mais...
|
|
|
|
Página 11 de 12 |